O Pólen
A RIQUEZA NUTRICIONAL DO PÓLEN DAS ABELHAS
Segundo pesquisadores do Royal Society of Naturalists, várias gerações de camundongos, que viveram exclusivamente do pólen das abelhas e água, jamais apresentaram sintoma algum de carência ou disfunção, mas sim um grande aumento de fertilidade e desenvolvimento corpóreo.
De acordo com Aschenasy Leru, do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, sua concentração de aminoácidos é de cinco a sete vezes superior ao bife, ovos ou queijos.
Para Schmidt e Buchmann (1992) essa superioridade nutricional é constada não só em relação ao bife e feijões,chegando a ter até 10 vezes mais tiamina (vitamina B1) e riboflavina(vitamina B2),mas tambpem à galinha,pão integral,maçá,repolho e tomate crus.
OS MICRONUTRIENTES DO PÓLEN DAS ABELHAS
Ácidos nucléicose nucleocídeos: Crocetina, guarnina, hipoxantina, vernina, xantina, xantófilos, zeaxantina - constituintes do DNA e do RNA.
Enzimas e coenzimas: Amilase, catalase, coenzimase, de-hidrogenase láctica, de-hidrogenase sucínica, diastase, disforase, fosfatase, 33 hidrolases, 5 isomerases, 11 liases, 24 xidoredutases, pectase, pepsina, sacarrase, 21 transferases, tripepsinase etc., somando mais de 5.000 enzimas e coenzimas.
Fatores de crescimento: Auxinas, brassinas, giberelinos e quininas.
Minerais e elementos-traços: Bário, boro, cálcio, cobre, cloro, enxofre, estrôndio, ferro, fósforo, iodo, magnésio, manganês, molibdênio, níquel, potássio, selênio, sílica, sódio, titânio, zinco etc.
Vitaminas: No mínimo 11 provitaminas A (5,9 mg/g), B1 (9,2 mg/g), B2 (18,5 mg/g), B3, B5 (20,5 mg/g), B6, B9 ou ácido fólico (3,8 mg/g), B12 (5 mg/g), colina, inositol, C (7,15 mg/g), D, E, H ou biotina, K, no mínimo 8 bioflavonóides, rutina (16 mg/g).
OS MACRONUTRIENTES DO PÓLEN DAS ABELHAS/Aminoácidos
O pólen das abelhas é o único alimento onde encontramos todos os aminoácidos conhecidos como essenciais ao organismo.
Dependendo do tipo do pólen, os percentuais de proteína e aminoácidos livres podem chegar a 35%. O ácido glutâmico, o ácido aspártico e a prolina são os que sempre predominam, 35 g de pólen por dia suprem as necessidades protéicas de uma pessoa.
BIOFLAVONÓIDES
As grandes concentrações de qüercetina e de rutina do pólen são suficientes para despertar o interesse de todos, pois elas são conhecidas por :
- Aumentar: a atividade dos osteoblastos, prevenindo a perda óssea conseqüente da ovarioctomia. (Horcajada-Molteni 2000)
- Combater: as inflamações crônicas e agudas.
- Eliminar: as toxinas do organismo.
- Fortalecer: e dar maior flexibilidade às paredes das veias e vasos sangüíneos, incluindo a capilaridade dos olhos.
- Inibir: certas enzimas geradoras de radicais livres e assim proteger as estruturas do DNA para que elas não se rompam. (Russo 2000).
- Previnir: e combater a asma, arteriosclerose, catarata, diabetes, edemas, glaucoma gota, hemorragias, hematomas, pressão alta, retinopatia, úlcera péptica e dos quadros crônicos de insuficiência venosa - varizes, hemorróidas, câimbras noturnas etc. - assim como a hiperlipidemia. (da Silva 2001).
- Proteger: a integridade e permeabilidade da mucosa gastrintestinal, prevenindo a alergia alimentar e poupando o sistema imunológico.
CARBOIDRATOS
Os carboidratos, cuja quantidade varia com a qualidade do pólen de origem,se apresentam,no mínimo,sob 11 forma diversas.
ENZIMAS
O pólen é um verdadeiro tesouro enzimático,conhecido a mais de 5.000 anos, possuindo enzimas e coenzimas.
HORMÔNIOS
No reino vegetal, o pólen é o maior reservatório de fitormônios que atuam como fatores de crescimento celular e aumento da massa muscular, dos níveis de resistência física e mental,e aumento da potencial sexual
O mais estudado tem sido a gonadotropina - hormônio com que a hipófise controla/estimulaas gônadas (testículos e ovários) - hoje muito utilizado no combate à infertilidade, aborto espontâneo, Sarcoma de Kaposi - tumor muito comum, mas não exclusivo, aos aidéticos.
Sua concentração em "hormônios de crescimento humano" (HGH), por outro lado,explica a sua fama de agente de prevenção contra os processos do envelhecimento.
LIPÍDIOS
Os lipídios,são: moléculas gordurosas compostas e sintetizadas a partir das vitaminas lipossolúveis dos grupos A, D, E, K e dos ácidos graxos essenciais Ômega-3, 6 e 9.
FUNÇÃO DOS LIPÍDEOS
- estabelecer a barreira entre os líquidos intra e extracelulares.
- funcionar como isolante térmico.
- promover o transporte do oxigênio, hormônios, vitaminas lipossolúveis, elétrons etc.
SAIS MINERAIS
A biodisponibilidade dos seus ácidos graxos é extraordinária, pois 60% deles se encontram em estado livre, não necessitando do processo digestivo para serem decompostos e absorvidos. Dos 40% de ácidos graxos compostos, 70% são linolênico(Ômega-3) e algo em torno de 15% são de lecitina.
Por isso o pólen é conhecido por combater a senilidade, assim como prevenir e reverter distúrbios cardiovasculares, hepáticos e neurológicos, como os desiquilíbrios afetivos e os quadros psicóticos.
Os sais minerais só são absorvidos se tiverem quelados/combinados a uma proteína ou ionizados/diluídos nas moléculas de água, às quais imprimem um potencial elétrico (pH).
A atuação bioquímica dos sais minerais depende da sinergia em que se encontram, ou seja a carência ou o excesso de qualquer uma afeta todos os outros, gerando uma série de disfunções e doenças. O excesso de cálcio na corrente sanguínea, por exemplo, diminui os níveis de fósforo, magésio , mangnés e zinco.
Sua suplementação à população de regiões de solo deficientes em selênio foi suficiente para diminuir a incidência de câncer (Combs e Clark, 1999).
Do selênio dependem, por exemplo:
- A atividade das células B, das células T auxiliares (CD4) e das células killers.
- A conversão do hormônio T4 em T3 da tireóide.
- A perfeita elasticidade dos tecidos conjuntivos.
- A produção de anticorpos, quando em sinergia com a vitamina E.
- A produção do interferon.
- A seleniocisteína - o vigésimo primeiro aminoácido.
- As enzimas delta-dessaturase (D6D, D5D e D4D), responsáveis pela síntese dos derivados dos ácidos linolênico Ômega-3 e linoléico Ômega-6.
- As enzimas tioredoxina redutase e glutatião peroxidase, que protegem os lipídios das membranas das células e das organelas, principalmente as do cérebro, coração, fígado, mielina, pulmões e sangue.
- O metabolismo das gorduras.
- Os níveis de o número de glóbulos vermelhos e brancos
VITAMINAS
O pólen é portador das vitaminas dos grupos A, E, K e P (ou flavonóides) e mais a B1, B2, B3, B5, B6, B9, B12, C e D. As maiores concentrações, porém, são de carotenóides, até 20 vezes superiores a das cenouras, seguidos dos flavonóides e das vitaminas K.
Os Carotenóides
Os carotenóides, que englobam mais de 600 substâncias distintas, se apresentam sob 11 formas, no mínimo.Diestas ricas em carotenóides diminuem o risco de uma série de doenças degenerativas como as cardiovasculates, a degenerescência da mácula, o câncer cervical, mamário e pulmonar, problemas de pele e das mucosas do trato auditivo,gastrintestinal,geniturinário, respiratório. c
Os baixos níveis de carotenóides, por exemplo, são comuns à grande maioria dos aidéticos.
A mortalidade de um grupo de 331 aidéticos, cuja alimentação foi reforçada por um complexo de carotenóides e um multivitamínico,durante 21 meses, foi reduzida em 43%, comparado ao grupo de controle que só recebeu o complexo multivitamínico(Conferência do Canadian Association for HIV Reseach, de abril de 2000)
Em apenas 20 dias, a suplementação de carotenóides promove um aumento de 37% no desempenho do sistema imunológico e de 20% no número de células killers de combate às células cancerosas, mutantes ou infectadas por algum vírus. (Kramer e Burri, 1995 e 1997)
O Licopeno
O licopeno é o carotenóide mais abundante no pólen das abelhas. Seu potencial antioxidante sobre os radicais livres singlet (o mais devastador de todos) é duas vezes superior ao do beta-caroteno e 100,cem vezes à vitamina E. Entre os poderes nutracêuticos do licopeno destacam-se:
- Combater os danos causados pela radiação ao DNA e ao RNA.
- Diminuir os níveis do colesterol LDL e os danos causados por sua oxidação e conseqüente acúmulo nas veias e artérias.
- Inibir a proliferação das células cancerosas de mama e pulmões.
- Prevenir Alzheimer e o cancro cervical e endometrial, pancreático, prostático, da boca, da faringe, do cólon, do esôfago e do estômago.
O pólen destaca-se pela grande concentração das vitaminas K, do alemão Koagulation - K1 filoquinona e K2 menaquinonas (K3 menadiona é a sua versão sintética). Além da coagulação do sangue,elas são essenciais ao processo de cicatrização,fortalecimento mineralização do organismo.
As Vitaminas K
O transporte e fixação do cálcio, assim como a eliminação do seu excesso dos tecidos moles (ex.artérias ateroscleróticas),envolve mais de 100 enzimas,sobre as quais as vitaminas K exercem certo controle. E o acúmulo de cálcio nas artérias reflete sua deficiência.
A ingestão de medicamentos provoca deficiência de vitaminas K. Por outro lado, os valores diários recomendados pelos órgãos de vigilância sanitários (ANVISA, FDA) não são suficiente para reverter o processo de perda óssea ou de calcificação das artérias(Booth 1998).Porém, sua suplementação em altas doses reduz em até 30% o risco de se fraturar os quadris (Feskanich 1999)
O GRAU DE BIODISPONIBILIDADE DOS NUTRIENTES DO PÓLEN
O grau de biodisponibilidade de qualquer alimento ou complemento alimentar é o que determina o aproveitamento de seus nutrientes, mas que igualmente varia com a presença de um conjunto de outros nutrientes necessários à sua assimilação. (Fair-weather-Tait, 1992).
A biodisponibilidade do pólen das abelhas tem como fator de limitação apenas a resistência do esporoderma (película que reveste os pequenos grãos de pólen) à ação dos sucos digestivos. Por isso, in natura, tal qual recolhido das colméias, apenas 3-30% deles acabam disponíveis à absorção.
Através de uma técnica de congelamento, porém, é possível romper o esporoderma e fazer com que esse percentual seja elevado em até 90%, como é o caso do Forever Bee Pollen. Segundo Percie du Sert, um dos maiores estudiosos do assunto, isso não afeta seu potencial de ação em relação a:
- Energia do corpo físico; tornando as pessoas mais ativas e tonificadas.
- Flora intestinal; nutrindo-a e fortificando-a com seus fermentos lácteos.
- Pele e os olhos; restaurando o brilho dos olhos (fígado) e do semblante (intestinos).
- Prevenção do cancro; mantendo o potencial de ação de seus elementos de propriedades anticancerígenas.
- Prostatite; normalizando o tamanho da próstata e os níveis do PSA (Remy Chauvin, 1950).
- Sistema cardiovascular; regulando os níveis do colesterol LDL, combatendo a agregação das plaquetas, fortificando as paredes dos dutos sangüíneos e linfáticos.
- Sistema imunológico; nutrindo suas células, aumentando os níveis de antioxidantes disponíveis ao organismo e colaborando com o processo de manutenção da flora simbiótica e da integridade da mucosa gastrintestinal.
O PÓLEN COMO ALIMENTO FUNCIONAL
Fruto do processo da lactofermentação, o pólen das abelhas sempre foi utilizado como alimento funcional e agente biofitoterápico desde os primórdios da humanidade. Após a Segunda Guerra, porém, começa a chamar a atenção da comunidade científica da Europa, pois se verificou que com ele é possível:
-
Acelerar:
- a queima das gorduras;
- a recuperação da saúde, não importa em que estágio de deterioração se encontre;
- a regeneração do DNA, do RNA e do colágeno da pele, unhas, ossos, cabelo, cartilagens, tendões e ligamentos;
- a reposição tissular e celular;
- as conexões neurais;
- o processo da cicatrização e de regeneração do epitélio;
- o processo de desintoxicação do organismo;
- os processos metabólicos.
-
Aumentar:
- - a flexibilidade e resistência dos dutos linfáticos e sangüíneos;
- a sensação de bem-estar e o bom humor.;
- as atividades enzimáticas;
- as secreções biliares;
- o estado de alerta;
- o metabolismo do sistema endócrino, com destaque para a glândulas supra-renais;
- o número de espermatozóides;
- o tônus e a massa muscular;
- o vigor, a força e a potência física e mental;
- os níveis de energia, resistência e vitalidade;
- os níveis de hemoglobinas em até 15%;
- os níveis de resistência dos atletas, dançarinos etc.
-
Auxiliar:
- o controle de peso;
- o processo de digestão, assimilação e eliminação;
- os maus efeitos do alcoolismo, dos agrotóxicos, dos medicamentos etc.
-
Combater:
- a arteriosclerose e a hipertensão;
- a artrite, artrose, reumatismo eyc.;
- a exaustão física e mental;
- a perda da memória;
- a queda de cabelo;
- as alergias crônicas;
- as disfunções e doenças;
- as inflamações;
- o cansaço e a fadiga crônica;
- o envelhecimento precoce;
- o estresse e o nervosismo;
- os maus efeitos da poluição e das drogas recreativas ou medicamentosas;
- os microrganismos disbióticos e patogênicos;
- os processos degenerativos;
- os tumores.
- Controlar a diarréia e aliviar a prisão de ventre, pois tem ação bacteriostática, notadamente sobre os colibacilos;
- Elevar o status nutricional do organismo.
- Estimular o metabolismo dos glicídios, lipídios, protídeos e das células em geral.
-
Fortalecer:
- a flora intestinal simbiótica;
- a memória e os processos cognitivos;
- a musculatura;
- a visão e a saúde dos olhos;
- as paredes das artérias, das veias, dos vasos sangüíneos e linfáticos;
- os sistemas digestivo, endócrino, imunológico, reprodutivo, respiratório etc.
- os tecidos conjuntivos.
- Manter a saúde física, emocional e mental dos idosos.
-
Melhorar:
- a coordenação motora e reflexos precisos;
- o desenvolvimento estrutural das crianças;
- o permanente processo de regeneração do organismo até os últimos dias de vida.
-
Normalizar:
- a pressão sangüínea, isto é, reduzindo-a nos hipertensos e elevando-a nos hipotensos;
- os níveis de colesterol e triglicerídeos;
- as funções cardiovasculares, digestivas, endócrinas e hepáticas;
- os níveis do colesterol LDL, dos triglicerídeos e de açúcar do sangue.
- os processos vitais - do estado de alerta mental ao mecanismo da fome.
-
Nutrir as células do sistema imunológico para que elas garantam a eliminação:
- das células cancerosas (que todos temos), impedindo-as de se acumularem como tumores;
- das células lipídicas oxidadas, impedindo-as de se aglomerem nas artérias, vasos etc. e obstruí-los.
-
Otimizar:
- o desenvolvimento estrutural, emocional e intelectual das crianças;
- o status nutricional do organismo infantil, assim como dos adolescente, idosos, gestantes, lactantes, atletas,intelectuais e fisicamente ativos, emocionalmente abalados etc.
- Potencializar o sistema endócrino, imunológico, nervoso e digestivo.
- Preservar o equilíbrio e a resistência física, emocional e mental, da infância às idades avançadas.
-
Prevenir:
- a prisão de ventre, a putrefação das fezes e suas conseqüências: fadiga crônica, colite, síndrome do intestino irritado etc.
- as oscilações do humor;
- os desequilíbrios hormonais, a impotência, a infertilidade, os problemas da menopausa, da próstata e dos ovários etc.;
- os quadros de prostatite (inflamação da próstata).
-
Promover:
- a desobstrução/limpeza da pele, dos intestinos, do fígado, das vias respiratórias etc.;
- o desenvolvimento da massa muscular e a multiplicação celular;
- o equilíbrio homeostásico do organismo.
- Proteger e fortalecer o sistema cardiovascular, epitelial, digestivo, hepático, imunológico, reprodutor, respiratório, nervoso e urinário.
-
Recuperar:
- a força muscular dos convalescentes;
- a motricidade dos enfartados;
- a consciência dos que se encontram em coma.
-
Reduzir:
- as rugas;
- os níveis de estresse;
- a vulnerabilidade do organismo à ação dos radicais livres e à ação dos microrganismos disbióticos.
- Remodelar e delinear a silhueta do corpo.
-
Regular:
- as funções intestinais (prisão de ventre ou diarréia), cujo reflexo se evidencia na revitalização, suavidade e coloração da pele e cabelos;
- o dinamismo da reprodução celular responsável tanto pela procriação como pela constante multiplicação das células e regeneração dos tecidos.
- os desequilíbrios hormonais e metabólicos.
- Retardar os processos degenerativos do envelhecimento.
-
Reverter:
- a falta de consciência do estado de coma, dificuldade da motricidade;
- os danos causados às funções mentais e motoras;
- os quadros de anemia, aumentando a taxa de hemácias no sangue.
- Sanear a flora simbiótica da pele e das mucosas - nossa mais importante linha de defesa contra a invasão dos microrganismos disbióticos.
- Satisfaz o apetite dos que comem exageradamente.
- Tonificar o organismo, inclusive revitalizando as funções sexuais e reprodutoras.
Tipo e quantidade de pólen e aminoácidos no pólen (Aminoácidos)
-
triptofam 1,6%
-
lisina 5,7%
-
metionina 1,7%
-
teocina 4,6%
-
fenilalanina 3,5%
-
valina 6,0%
-
isoleucina 4,7%
-
leucine 5,6%
-
cistina 1,6%
-
arginina 4,7%
-
histina 1,5%
-
ácido glutâmico 9,1%
-
tirosina pequena quantidade
-
serina pequena quantidade
-
prolina pequena quantidade
-
hidroxiprolina pequena quantidade
-
glicina pequena quantidade
-
alanina pequena quantidade
-
ácido aspártico pequena quantidade
-
ácido butirico
-
ácido carbâmico
-
gitrulina
-
asparagina
-
ornitina
-
isovalina
Minerais existentes no pólen
-
Cálcio 1 a 15% de resíduos
-
Fósforo 1 a 20% de resíduos
-
Ferro 1 a 12% de resíduos
-
Pólen Fresco 0,01 a 1,3%
-
Pólen Seco 0,60 a 7,1 mg%
-
Cobre 0,05 a 0,08%
-
Magnésio 1 a 12% de resíduos
-
Sílica 1,4% de resíduos
-
Enxofre 2 a 10% de resíduos
-
Sódio 1% de resíduos
-
Titânico
-
Zinco
-
Iodo
-
Coloria
-
Boro
-
Molibdênio
-
Selênio
Foi descoberto que o corpo humano tem 28 tipos de minerais. 14 tipos são minoria. O pólen possui todos os 28 tipos de minerais.
Carboidratos
-
Goma
-
Pentose
-
Celulose
-
Esporonina De 7 a 57% de pólen de várias espécies
-
28% coletada por abelhas, 57% coletada manualmente
-
Nucleina
-
Amina
-
Lecitina
-
Nucleosido glucosido
-
Brassis
-
Quinina
-
Giberélico
-
Licopene hexodecanal
-
Monogliceridos
-
Ácido hexcuronico
-
Ácido giumático
-
Ácido nucléico e fenólico
-
Antibióticos
-
Amido
-
Polisacarose
-
Rafinose
-
Ribos
-
Desoxiribose
-
Total de açúcar 30 a 40%
-
Sucrose (cana), glicose (uvas)
-
Frutose (levulose/ açúcar de fruta)
Redução de açúcar 0,1 a 19%
-
coletado por abelhas valores revertidos
Ar seco: sem redução de açúcar de 0 a 9%
Com redução de açúcar de 20 a 40%
-
coletado manualmente sem redução de açúcar mais de 22%
Com redução de açúcar de 0 a 7,5%
Gorduras e Óleos
-
Ácidos gordos aproximadamente 5,8%
-
Hexadecanol 0,14%
-
Alfa Amino – Ácido butirico
-
Fração insaponificável 2,6%
Ácidos gordos
-
Caproico (c – 6)
-
Caprilico (c – 8)
-
Caprico (c – 10)
-
Láurico (c – 12)
-
Mirístico (c – 14)
-
Palmítico (c – 16)
-
Esteárico (c – 18)
Uncowa
-
Palmitoleico (c – 15) 1 ligação dupla
-
Oléico (c – 18) 2 ligação dupla
-
Brucico (c – 22) 1 ligação dupla
-
Araquidico (c – 20)
-
Behenico (c – 22)
Outros ingredientes
-
Octadela
-
Trans 2, cis 9, cis 12,acido trienoico
-
Ceras hipoxantina
-
Resinas
-
Fatores de crescimento
-
Fatores inibidores
-
Vernina guanina
-
Xantina
Quantidade e efeitos das vitaminas do pólen
VITAMINAS |
Por 100mg |
EFEITO |
B1 |
9 |
Auxilia o sistema nervoso. Previne a prisão de ventre. |
B2 |
19 |
Promove o crescimento, ativa as células, embeleza os olhos e a pele. A carência desta, causa inflamação bucal e cieiro nos lábios. |
B3 |
5 |
Auxilia no sistema nervoso cutâneo, órgãos do sistema respiratório, aparelho digestivo, doença do sangue e previne envelhecimento precoce. |
B5 |
20 |
Auxilia nas doenças cutâneas, doenças do sistema digestivo, doença dos nervos. |
B6 |
5 |
Promove o crescimento, resiste a anemia, tem função antitóxica, enjôo matinal. A carência desta, causa pele seca, insônia devido a hipersensibilidade do nervo, anemia, doenças infecciosas da pele. |
C |
20 |
Efeito contra escorbuto, inflamação e sangramento da gengiva. |
A |
9 |
A carência desta causara secreção de gordura pela pele, verrugas aparecerão facilmente, aumentara as rugas. Fortifica a estamina do ovário e da próstata. |
Quantidade e efeito dos minerais no pólen
MINERAIS |
UNIDADE |
EFEITO |
Potássio |
20 a 45 |
Regula as funções cardíacas e muscular. A carência pode causar fraqueza nos tendões e paralisia dos mesmos. Devido a deficiência na absorção intestinal causam reflexos lentos e pressão baixa, fatiga crônica. |
Magnésio |
1 a 12 |
É constituinte dos ossos e dentes. Ativa enzimas em crianças e mulheres grávidas. A carência deste causa a hemalopia, congestão e palpitação. |
Cálcio |
1 a 15 |
Constituinte dos ossos, dentes, matem o caráter alcalino do sangue. É mais importante para crianças e mulheres grávidas. |
Cobre |
0,05 a 0,08 |
Constituinte da hemoglobina. Consome ferro efetivamente. Ajuda o intestino absorver ferro. A carência deste causa anemia e fratura dos ossos. |
Sílica |
2 a 10 |
Protege os canais e as veias sanguíneas. |
Ferro |
0,1 a 0,3 |
Constituinte da hemoglobina do sangue. |
Fósforo |
1 a 20 |
Constituinte dos ossos e dos dentes. Muito importante para crianças e mulheres grávidas. |
Enxofre |
1 |
Ingredientes do cabelo e pelo, transforma o açúcar em valor calórico e combina com as vitaminas B1 e B2 como co-enzima. |
Cloro |
1 |
Normaliza a secreção do suco gástrico. |
Acido fólico |
8 |
Para o sangramento, ajuda a curar a anemia. |
E |
Pequena quantidade |
Embeleza a pele, auxilia no crescimento do cabelo. Um reprodutivo de vitamina. Efetivo para infertilidade e nervosismo. |
H |
Pequena quantidade |
Essencial para o metabolismo da gordura, sendo envolvido em ácidos gordos e glicogeno. |